sexta-feira, 18 de março de 2011

O Artigo de Apresentação


Um novo projecto Quercus

PANTOS é um projecto de Percursos em Artes e em Novas Tendências por Objectivos de Sustentabilidade (http://pantos-quercus.blogspot.com/).

O PANTOS (do grego Pantós, que significa tudo, o universo, o mundo, todo, inteiro, completo) insere-se (desde 2010) nas iniciativas da Quercus A.N.C.N.. Procura pensar e criar relações entre sustentabilidade, arte e cultura, através de quatro vertentes de acção (um centro de informação e consultoria; iniciativas de educação ambiental; dinâmicas de transformação pela arte e projectos piloto) e de três áreas temáticas (novas culturas e processos culturais; transformação pela arte e arte da transformação; valorização do património natural e cultural) que se entrecruzam e estabelecem percursos comuns.

A ideia

O PANTOS partiu de ideias-semente como a do projecto do WWI – Worldwatch Institute, Transforming Cultures – From Consumerism To Sustainability. Desenvolveu-se, desde o início, com os exemplos e inspirações de Julia Butterfly Hill, Mila Petrillo, David Abram, Miyazaki, Sebastião Salgado, Fritjof Capra. E mais autores, grupos, iniciativas, continuam a juntar-se a esta lista, contribuindo para ideias e potenciando sinergias.

O PANTOS pretende ligar vários projectos, em rede, na resposta à questão: como se dissemina uma nova cultura? Mais exactamente: como se disseminam novas culturas de sustentabilidade?
Na perspectiva de que a cultura – as culturas em que nos inserimos, as que constituem referências – enforma, enquanto sistema a que pertencemos, o modo de olhar e de estar na e com a Natureza e a sociedade.
Encontramo-nos num ponto de bifurcação da evolução social e humana em que a sustentabilidade se afirma essencial, numa perspectiva holística e integrada.

Para caminharmos no seu sentido, propomos:

Explorar formas de sensibilização, interiorização, agitação geradora de autonomias e criação de novos estilos de vida: como a arte e a educação.

Desenvolver meios que fomentem novas práticas: proporcionando informação, meios de análise e linhas de actuação a decisores e organizações, empresas e instituições; promovendo dinâmicas de cidadania e participação, criação de alternativas locais, redes.

No PANTOS queremos pensar a sociedade como sistema cultural e investir no estudo e criação de interacções conducentes a culturas de sustentabilidade.

Acreditamos que estas culturas deverão passar pelo desenvolvimento pleno das capacidades humanas e pela reformulação e recriação das organizações, na perspectiva de que é essencial potenciar iniciativas conscientes a vários níveis, em micro e em macro transformações. Cabem aqui culturas de valorização de expressões de arte; de valorização do indivíduo e da diversidade; de valorização da Natureza; de valorização de laços positivos de sinergias, com a criação de obras, projectos e produtos, iniciativas em que organizações, empresas, Estado e actores vários gostarão de investir para se valorizarem, inovarem e recriarem.

Quatro vertentes de acção

Com o PANTOS pretende-se desenvolver iniciativas inseridas no âmbito das 4 vertentes de acção: Centro de Informação e Consultoria (CIC); Transformação pela Arte; Educação Ambiental e Projectos Piloto.

Estas incluirão a criação de produtos e obras próprios, como livros, publicações, desenhos animados, objectos de arte, etc. Abrangerão projectos e eventos, actividades como oficinas e percursos ambientais.

Integrando algumas iniciativas destas vertentes de acção e funcionando como agregador, pretende-se realizar campanhas de sensibilização-participação anuais (ou por um período de dois anos) que contemplem concursos, entre outras actividades, e um evento maior, que associe diversas formas de arte e formatos, promova a realização de debates e interacções desencadeadoras de novos movimentos e iniciativas, encontros. Este ano o tema será “ Culturas Locais e Culturas Globais: Olhares da Árvore e da Floresta”.

O Centro de Informação e Consultoria funcionará também como agregador e dinamizador. Iremos criar uma plataforma que ligue os vários interessados em rede.

Igualmente no quadro do CIC está a dar os seus primeiros passos um livro-projecto-de-investigação sobre “Mudar Culturas – Mudar Realidades”. Perspectiva-se também a realização de publicações periódicas em diversos formatos: científico, jornalístico e infanto-juvenil.

Com o CIC visa-se repensar a sustentabilidade como uma cultura, com diferentes expressões – pelo que se poderá falar de culturas -, numa diversidade que se visa promover. Este objectivo envolve a pesquisa sobre o modo como vários sectores da sociedade, indivíduos e grupos de indivíduos, ligados a várias culturas, vêm a natureza e a sustentabilidade.

Pretende-se, seguidamente e em paralelo, através das 4 vertentes de acção, explorar a arte como potenciadora de emancipações e transformações, individuais e sociais, ao alimentar e desenvolver imaginários que recriam mundos. Queremos investigar, dar a conhecer, recriar, inovando, dinâmicas (estas e outras) de valorização do património natural e cultural.

Três áreas temáticas

As pesquisas e iniciativas do PANTOS são, assim, pensadas e desenvolvidas de acordo com três áreas temáticas: Novas Culturas & Processos Culturais; Transformação pela Arte e Arte da Transformação; Valorização do Património Natural & Cultural.

Na área das Novas Culturas & Processos Culturais, queremos investigar hábitos culturais, lançar iniciativas promotoras de uma cultura de paz, de culturas da empatia e da cultura digital. Realizar projectos inseridos em movimentos de sustentabilidade ligados à agricultura biológica, à permacultura ou à agricultura biodinâmica, ao desenvolvimento local, ao design ecológico (de moldagem de fluxos) e à economia solidária. Repensar as potencialidades da Carta da Terra, na perspectiva da ética e da participação cidadã.

Na esfera da Transformação pela Arte e Arte da Transformação, pretendemos dar forma a projectos como o das Periferias nos Centros (com grupos das chamadas periferias sociais, dos ‘instrangeiros’ de cada sociedade). Gerar projectos e reflexões no domínio da Arte, Caminhos Interiores e Sustentabilidades, contemplando o processo criativo e a transformação pessoal e cultural, associadas a iniciativas de Contos e Narrativas, Histórias Animadas, Bonecos Naturais, Fotografia e Olhares.

Queremos contribuir para a Valorização do Património Natural e Cultural, associando-nos em parcerias com grupos, associações e entidades de países como o Brasil, para o desenvolvimento de iniciativas no quadro do Património Mundial, perspectivando-se uma intervenção própria em regiões como Arrábida, bacia do Tejo, Sintra, com projectos inovadores focados na interligação estreita entre Natureza e Cultura.

Sofia Vilarigues (coordenadora do projecto), Carla Graça, Cristina Baptista, Edgar Silva

Bruxinha (foto e criação): Cristina Baptista

Sem comentários:

Enviar um comentário